Ainda são poucas as instituições de ensino brasileiras que ensinam disciplinas relacionadas ao envelhecimento e à saúde da pessoa idosa, e muitas das que o fazem dedicam carga horária insuficiente, gerando um grande vácuo na formação de futuros profissionais.
Nesse contexto, as “Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia” (LAGGs) surgem com o objetivo de ampliar e difundir, na categoria acadêmica e também entre os próprios profissionais, os novos horizontes da Geriatria e Gerontologia.
O conceito de Liga Acadêmica remete a entidades fundamentalmente estudantis, objetivando se aprofundar em um determinado tema, baseado no tripé universitário Ensino, Pesquisa e Extensão.
Assim, as LAGG são organizações estudantis vinculadas a Instituições de Ensino Superior (IES), criadas por iniciativa e submetida à direção de acadêmicos, com o objetivo de ampliar seus conhecimentos em Geriatria e Gerontologia, bem como mudar a concepção pessimista e a insegurança emocional sobre o processo de envelhecimento. As atividades são extracurriculares e de cunho voluntário, e baseiam-se no seguinte tripé:
Ensino: atividades baseadas na prática ambulatorial e/ou hospitalar e em aulas teóricas;
Pesquisa: projetos que visam obter o impacto da atuação da liga sobre a saúde da população idosa atendida, dentre outros;
Extensão: atividades junto à comunidade visando não somente à divulgação de informações para a promoção de saúde às pessoas idosas, mas também à integração da comunidade com os acadêmicos.
Fonte: SBGG
CONTATO
sbggsc@gmail.com
Sociedade Joinvillense de Medicina
Rua General Sampaio,34, Bairro Anita Garibaldi, Joinville - SC. CEP: 89.202-135